Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o campeão no ranking de países da América Latina em casos de depressão. Quase 6% da população brasileira sofre com a doença. A previsão é que, até 2020, ela será a que mais deixará pessoas incapacitadas no mundo.

Ela não é a única doença que afeta a nossa mente. Dentre outros transtornos, podemos citar também ansiedade, bipolaridade e esquizofrenia. A sociedade tem caminhado para uma realidade na qual esses problemas serão cada vez mais frequentes.

Diante dessa situação preocupante, foi criada a campanha Janeiro Branco. O objetivo do projeto é fazer com que as pessoas fiquem mais atentas a sua saúde mental. Que elas olhem para a sua rotina e consigam identificar aquilo que não está saudável quando falamos de qualidade de vida, emoções, pensamentos ou comportamentos.

Fique atento a sua rotina

Se seu dia-a-dia está com níveis altos de estresse, você não consegue ter dias mais calmos e isso tem refletido na sua vida? Isso significa que é hora de buscar um cuidado maior com sua saúde mental. Lembre-se que procurar um profissional não é motivo de vergonha, mas sim sinal de cuidado com seu corpo.