Faculdades e escolas foram visitadas por colaboradores do Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (HEJA). O programa HEJA em Ação tem o objetivo de levar o Hospital para perto dos jaraguenses. Por isso, médicos, enfermeiras, psicóloga, nutricionista e acadêmicos de medicina do HEJA ministraram palestras com foco em prevenção, higienização das mãos, bullying, verminoses e DSTs. A ação ocorreu na última quarta-feira, 28 de agosto, nas duas unidades das Escolas Adventistas.

“Queremos que todos na região tenham conhecimento que estamos realizando cirurgias, atendimentos de clínico geral, pediatra, ortopedista, psicólogo, nutricionista e todos atuam com foco especial na segurança do paciente”, disse a diretora de Humanização do HEJA, Helga Jaime.

Prevenção desde a infância

Raissa Silva Frota, acadêmica de medicina, é uma das participantes do Projeto que consistentemente vem desenvolvendo ações para educar as crianças, adolescentes e os idosos. Segundo ela, as atividades escolhidas são diferentes de acordo com o perfil do lugar e do público. “Dessa vez viemos para uma escola com crianças. Então falamos sobre bullying, verminoses e sobre a higienização das mãos. Esse tipo de Projeto auxilia na educação para a prevenção e promoção de saúde, começando pelo básico”, afirmou Raíssa.

“As crianças gostaram bastante da palestra, fizeram bastante perguntas, tiveram acesso a informações que no dia a dia, nós como escola, muitas vezes, não conseguimos passar”, avaliou a professora da escola, Zenilza Gonçalves de Bastos. Para ela, abordar o tema da saúde com as crianças é um jeito estratégico e inteligente de impactar os pais. “As crianças são multiplicadoras dentro da família”, afirmou.

Ajustar fonte