Colaboradores de todos os setores do Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (HEJA), se mobilizaram para evento em referência ao Dia Mundial de Higienização das Mãos. O evento ocorreu na manhã de segunda-feira, 6 de maio.

Em parceria com o Laboratório do HEJA, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) mostrou o resultado de uma análise da microbiota de alguns colaboradores. A análise é realizada através da coleta do material de alguns profissionais no momento do trabalho, em vários setores diferentes. Além da apresentação dos resultados, o momento teve uma palestra esclarecedora sobre cada passo da higienização das mãos; além de brincadeiras, gincanas e o uso de uma caixa de luz negra, para o colaborador confirmar se a higienização foi feita de forma correta.

Segundo a coordenadora da CCIH, Katia Ferreira de Morais, o evento mobilizou os colaboradores de todas as áreas, tanto as assistenciais quanto as áreas de apoio. “É primordial que nossos colaboradores saibam da seriedade de se higienizar as mãos corretamente. Além de seguir todas as etapas, com a duração do tempo necessário”, resumiu.

 70% de contaminação

Outro esclarecimento importante foi o da quantidade correta para consumo de sabão e álcool gel. “Fazemos o controle para saber qual o consumo de sabonete e álcool gel que cada colaborador utiliza com cada paciente. Esse controle é baseado na recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Ou seja, 20 ml por paciente dia”, explicou.

De acordo com a biomédica do HEJA, Brunelle Laís, as mãos são uma das principais vias de transmissão de doenças. “Com a higienização correta das mãos, podemos reduzir em cerca de 70% da contaminação em um ambiente hospitalar. O evento foi muito importante para reforçarmos a segurança do paciente, mostrando que os microrganismos podem causar doenças e até levar ao óbito”, resumiu. “Ficou evidente hoje que lavar as mãos corretamente evita transmissões de bactérias para os nossos pacientes. É o tipo de conhecimento que levamos para a nossa vida”, definiu a técnica de enfermagem da Unidade Luciléia Pereira de Moraes.

Saiba mais sobre o evento:

Veja fotos da ação:

Ajustar fonte