O Hospital Estadual de Jaraguá (HEJA) revê com frequência os seus processos para garantir a segurança do paciente. Entre eles, a “dupla identificação” foi destaque em vídeo produzido para a Organização Mundial de Saúde (OMS). O tema neste ano de 2019 é: Segurança do Paciente, uma prioridade global de saúde.

A iniciativa ocorre em Hospitais de todo o mundo em referência ao Dia Internacional da Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro. O objetivo é compartilhar e trocar conhecimentos sobre estes processos para que todos atuem com eficiência evitando erros que coloquem os pacientes em risco.

Dupla identificação

No HEJA, a dupla identificação foi destacada como um processo de relevância. “Na Unidade hoje, temos o processo de dupla identificação do paciente. Primeiro é a identificação do paciente com uma pulseira que a gente coloca o nome completo com a data de nascimento do paciente. Temos também a identificação beira leito, onde são conferidas as mesmas informações”, explica Bruno Santos, coordenador de enfermagem.

O processo é reforçado nas áreas de farmácia, enfermagem, do momento de acolhimento do paciente até à alta. “A segurança está em primeiro lugar e aqui no HEJA a segurança do paciente é garantida”, resume Maria Lucileide, técnica em segurança.

No Brasil, a Campanha conta com o apoio da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP).

Ajustar fonte