O Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (HEJA) realizou um treinamento de limpeza e desinfecção de ambulâncias, sob a gerência do supervisor de Segurança e Conservação, Carlos Eduardo Ribeiro. O objetivo é garantir a higienização correta das viaturas seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Isso preserva não apenas a saúde dos pacientes, com também dos colaboradores.

Segundo Carlos, o treinamento abordou tópicos teóricos e práticos. Para isso, foi realizada a demonstração para os funcionários da higienização com o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs).

Etapas do treinamento de limpeza

A limpeza e desinfecção das viaturas ocorre em três etapas distintas: limpeza concorrente; limpeza de superfície na presença de material biológico e limpeza terminal. “A equipe passou por uma capacitação em limpeza terminal e desinfecção da ambulância após o uso. Após o uso, é preciso fazer a higienização correta com o uso do quaternário de amônia”, pontuou Carlos.

Foi apresentado o passo a passo para a higienização, desde as portas, o teto, piso, maca, colchão, o mobiliário dos materiais utilizados durante a ocorrência, até mesmo a parte frontal do veículo, onde ficam os condutores. “Fazemos todo esse treinamento para preservar a saúde dos nossos colegas e da população”, salientou Carlos.

Para o colaborador Jonas Duarte de Souza Lima, condutor da ambulância, o treinamento foi proveitoso, principalmente sobre o uso correto dos EPIs e direcionamentos sobre os produtos de limpeza. “Esse tipo de treinamento de limpeza é bom para nós, colaboradores, e também para a segurança do paciente e a integridade do veículo”, afirmou o motorista.

Ajustar fonte