O Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (HEJA) realizou na última semana de novembro, a I Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). O evento contou com palestras de diversos profissionais e o ponto central foram as orientações para os colaboradores sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais.

A programação incluiu palestras sobre assédio moral e sexual no ambiente de trabalho; prevenção ao câncer de próstata em referência ao Novembro Azul; prevenção a acidentes de trabalho; ergonomia; alcoolismo e dinâmicas motivacionais.

Treinamentos constantes no HEJA

Segundo a técnica do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina (SESMT), Maria Lucileide, o HEJA promove a saúde dos colaboradores através de campanhas e treinamentos. “O foco é levar a zero o número de acidentes de trabalho. Então, incentivamos todos a trabalharem com mais segurança”, afirmou Lucileide.

A socióloga Nayala Duailibi ministrou uma palestra sobre comunicação interna e externa, canais de comunicação, comunicação verbal e plataformas digitais. “Mostrei como é a comunicação pode ser positiva. Mas, por outro lado, pode ser negativa se houver ruídos. Tudo isso pode interferir no ambiente de trabalho”, disse Nayala.

Para a auxiliar de limpeza do HEJA Maria Vanilda, a SIPAT conseguiu, através das dinâmicas e palestras, ajudá-la a compreender a responsabilidade e a importância da segurança no trabalho. “Conseguimos conhecer melhor os colegas de trabalho. Gostei demais também do alongamento e das palestras”, pontuou Maria.

Ajustar fonte