O Hospital Estadual de Jaraguá (HEJA) organizou um mutirão para a realização de testes rápidos das Hepatites B e C. A ação foi desenvolvida no restaurante Cidadão em Jaraguá e em frente a Unidade. Além dos testes para Hepatites, os colaboradores também aferiram a pressão arterial dos participantes. Os exames foram gratuitos e destinados a homens e mulheres. A ação é alusiva ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites e ocorreu em parceria com a OVG.

Conforme a diretora de Humanização do HEJA, Helga Jaime, foi disponibilizada 300 testes rápidos de Hepatites aos usuários. Helga ressaltou que ambas as hepatites virais são curáveis quando descobertas logo no início. “O problema que ambas são silenciosas e quase não apresentam sintomas. Quanto mais rápido for o diagnóstico, melhores resultados são alcançados no tratamento. A nossa intenção é prevenir a população de Jaraguá”, afirmou.

Para Eurides Ramalho dos Santos Silva, técnica em enfermagem, que estava almoçando no restaurante do Cidadão e aproveitou para fazer os testes; a sensação foi de tranquilidade e segurança quando viu o resultado negativo. “Este tipo de ação é muito importante. As pessoas dificilmente querem ir ao Hospital. Quando vão, muitas vezes, a situação já está grave. Trabalhar com a prevenção é o melhor remédio”, alertou.

HIPERDIA HEJA

Dentro da programação, também ocorreu o segundo HIPERDIA HEJA, com vacinação contra Hepatites. Esta ação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura de Jaraguá e a Igreja Adventista do Sétimo Dia, com apoio dos voluntários da Missão Calebe.  

A ação contou com médico e profissionais de nutrição e fisioterapia para a realização de serviços de saúde para a comunidade. No total, foram realizados 73 atendimentos, com aferição de pressão, teste de HGT e orientações sobre estilo de vida, sob a supervisão do médico e diretor técnico do HEJA, Dr.Thiago Campos. “Estes exames simples podem soar um alerta de problemas que o cidadão ainda não tenha percebido e para a necessidade de mudança de hábitos em prol de uma vida mais saudável”, explica.

Conforme Dr. Thiago, este projeto tem como objetivo abordar a realidade dos indivíduos, realizando campanhas de prevenção e diagnóstico precoce. Além disso, visa orientar a comunidade sobre temas na área de saúde; estimular a participação da pessoa no cuidado com a saúde, sobretudo a prevenção; verificar a presença de alguns fatores de risco para doenças consideradas problemas de saúde pública como: aterosclerose, diabetes, obesidade e suas complicações.

O HIPERDIA HEJA começou no início no mês de julho quando a Unidade prestou atendimentos na Praça do Coreto de Jaraguá e se encerrará em 31/12.

Ajustar fonte