Para marcar o movimento internacional do Outubro Rosa, em apoio à conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama, o Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (HEJA) elaborou uma campanha que se estendeu durante vários dias do mês de outubro. As ações iniciaram no início do mês com a distribuição de laços cor de rosa, cor símbolo da campanha, para as colaboradoras da unidade.

Também foi realizada uma palestra na Igreja Assembleia de Deus Madureira e na Faculdade Evangélica de Jaraguá, nos dias 20 e 22 de outubro, respectivamente. A palestra abordou o tema “Sexualidade feminina e Prevenção do câncer de mama”.

Já no dia 24 de outubro, o Hospital promoveu um Dia D do Outubro Rosa. Intitulado de “Pink Day”, foi oferecido curso de automaquiagem, limpeza de pele e sorteio de mamografias e produtos de beleza para pacientes presentes na recepção da Unidade.

Conscientização e valorização

Segundo Thalita Lopes, responsável pelo núcleo de pesquisa do HEJA e idealizadora da ação junto a Diretoria de Humanização, o objetivo foi conscientizar e valorizar a mulher. “Esse dia foi pensado para ser um dia de conscientização e levar informação da prevenção ao câncer de mama e colo do útero. Um dia para ser repleto de informações, tanto para colaboradoras como para pacientes”, disse Thalita.

A coordenadora da Humanização, Helga Jaime, buscou parcerias com marcas de cosméticos para promoverem instruções de maquiagem e limpeza de pele. “A ideia foi oferecer um cuidado especial com as colaboradoras e pacientes. Realizamos um sorteio na recepção de mamografias e brindes. Desejamos a todas as mulheres uma atenção especial, reforçando a importância de realizar o autoexame e buscar a prevenção”, reforçou. Para a colaboradora do Administrativo do HEJA, Keyla Araujo, o Pink Day, foi um momento de descontração e beleza.

“Aprendi hoje uns truques de maquiagem e de como pode contribuir para minha autoestima. Eu espero que as mulheres estejam atentas à seriedade do tema e que entendam que o câncer de mama é algo que acontece com frequência. Então, o autoexame permite tomar previdências imediatas que podem salvar vidas”, pontuou a colaboradora.

Saiba mais:

Ajustar fonte