O Hospital Estadual de Jaraguá (HEJA) recebeu nesta segunda-feira, 01 de julho, a visita técnica do secretário de Saúde do Estado de Goiás (SES), Ismael Alexandrino, para conhecer a estrutura e avaliar o funcionamento da unidade.

Durante a visita técnica, foram apresentados os cuidados permanentes com a higiene do local e as medidas adotadas para a segurança do paciente. Todo o Hospital foi contemplado pela visita, incluindo ambulatórios, enfermarias, laboratório, farmácia, centro cirúrgico, sala vermelha, recepção e estacionamento.

Ismael Alexandrino reforçou dois objetivos da SES para o HEJA: passar a regulação de acesso para o âmbito do estado; além da construção da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na Unidade, com dez leitos. “Aqui no Hospital de Jaraguá, não é uma promessa ainda, estamos fazendo um estudo técnico sobre isso; mas espaço tem e existe a possibilidade de se construir UTI no HEJA, de dez leitos. A cidade de Jaraguá está localizada na beira da BR 153, isso faz com que facilite o fluxo, mas também aumente as incidências de desastres e acidentes automobilísticos”, ressaltou.

Segundo o secretário, a cidade precisa ter um serviço mais resolutivo. “Foi excelente essa visita aqui na Unidade, aumentar leitos de UTIs fora da região metropolitana é um dos pilares da regionalização da saúde, que estamos propondo”, afirma o secretário.

Trabalho em conjunto

Na visita também participou a equipe técnica da Secretaria, a diretoria do HEJA, representantes do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), Organização Social responsável pela administração da Unidade e representantes da Secretaria de Saúde do município de Jaraguá.

Segundo o diretor operacional do IBGH, Roberto Garcia, a visita é muito importante para o crescimento da gestão. “Ele traz uma bagagem, experiências que podem contribuir para a melhoria da nossa gestão aqui no HEJA. Apresentamos algumas demandas importantes, como regulação, demandas de UTI, necessidades de revisão de alguns parâmetros do contrato e apresentamos para ele as instalações da Unidade. Fazemos a gestão aqui há mais de um ano e essa visita é também uma prestação de contas do que vem sendo feito”, pontuou Roberto.

No momento da visita, um acompanhante e usuário da Unidade, o aposentado Adair Neias Carvalho, 68 anos, abordou o secretario para elogiar a Unidade pelo acolhimento e profissionalismo dos colaboradores. “Quero dizer que este Hospital é uma das boas coisas que temos aqui em Jaraguá. A higiene do hospital, meu neto fez cirurgia aqui, e todo o atendimento e procedimentos foram nota dez”, disse o aposentado.