A ideia foi desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), Organização Social responsável pela administração do Hospital Estadual de Jaraguá (HEJA). Pelo sistema, será possível informar às famílias de pacientes internados sobre o quadro de saúde de seus entes queridos. O Boletim Médico do Paciente Online já está em funcionamento para os pacientes do HEJA.

O sistema foi elaborado considerando a atual situação da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) e as portarias sobre proibição de visitas. Como isso pode gerar ansiedade entre os familiares dos parentes internados, o IBGH procurou meios de mantê-los informados de forma prática e rápida.

Entenda como funciona o sistema

Os médicos assistentes nos hospitais vão inserir as informações correspondentes ao quadro clínico de cada paciente internado. O familiar devidamente registrado e cadastrado como responsável receberá link e senha para o acesso ao Boletim Médico Online. Assim o familiar pode acompanhar diariamente o estado de saúde do paciente e suas evoluções, inclusive com previsão de alta hospitalar.

Para entrar na plataforma e visualizar o Boletim Médico Online do paciente, basta acessar o seguinte endereço: https://abre.ai/boletim-ibgh, digitar a senha de acesso e clicar no botão “Visualizar Boletim”. É possível visualizar o histórico dos boletins médicos diários do seu familiar.

Segurança para todos

Além das restrições a visitas determinadas por parte das autoridades de saúde, a crise causada pela pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19) traz riscos a todos que têm contato ou estão próximos a pacientes internados. Desta forma, o Boletim Médico Online preserva a segurança do familiar e do paciente, evitando o deslocamento de pessoas em tempo de quarentena, possibilitando acesso rápido e diário às informações sobre a saúde de cada paciente.

Conforme a gerente Técnica Institucional do IBGH, Tatiane Silva, a ideia surgiu a partir das restrições a visitas de familiares devido ao risco de transmissão da COVID-19. “Assim que recebemos a portaria, nos preocupamos em desenvolver um sistema que possibilitasse ao Hospital manter o familiar informado sem prejuízos, garantido acesso ao quadro clínico de maneira rápida e segura”, afirma.

Com isso, a equipe de Tecnologia de Informação do IBGH se mobilizou imediatamente na construção do sistema. O Instituto contou com envolvimento das equipes médicas, de enfermagem, psicologia, serviço social e núcleo da qualidade no desenvolvimento da plataforma online.

”Esse sistema visa amenizar o distanciamento do familiar devido a restrição de visitas nas unidades. Queremos evoluir com essa ferramenta, implementando mecanismos e metodologias que garantam aos nossos pacientes e seus familiares uma assistência que qualidade e cada vez mais humanizada”, conclui Tatiane.

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